| Texto: “Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior. Quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem. Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo bem, tapeis a boca à ignorância dos homens insensatos. Como livres, e não tendo a liberdade por cobertura da malícia, mas como servos de Deus. Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei.” (I Pe 2:13-17)
Verdade Central: É muito importante andar debaixo de cobertura, seguindo os princípios da Palavra. Como discípulos, precisamos obedecer a Deus e ao líder, honrando a confiança em nós depositada. Nenhum discípulo de verdade gosta de andar desprotegido, porque compreende a importância de caminhar sob cobertura. Caminhar sob cobertura significa andar protegido, cuidado. Sem falar em alcançar uma identidade firmada, segura e sólida.
Introdução: Somos líderes de multidão e quem caminha com uma multidão atrás de si deve ter um alvo claro e definido. E esses alvos terão pleno êxito quando estiverem debaixo de oração e da cobertura do líder,( tudo que você for fazer tem que estar debaixo de oração e ter a aprovação do seu líder). Todas as pessoas que respeitam a liderança vencem as crises. Quando alguém sai da cobertura, perde a segurança, fica vulnerável e, se algum problema acontece, não há um intercessor para segurar as rédeas. Não temos que desperdiçar a liderança que está sobre nós.
2. Quem somos em Cristo
Quem somos em Cristo deve ser muito claro para nós, como um autoconceito que deve ser sustentado em todo o tempo. Se você tiver esse conceito de quem é em Cristo, quem você é em Deus, não permitirá que ninguém toque em você. O conceito que o Mestre já plantou em você, a Sua doutrina e a Sua vida não deixarão que você ande desprotegido e sem cobertura.
3. Não desprezar o manto da cobertura
Não despreze a cobertura que está sobre você. Você tem uma chamada ministerial, por isso caminhe ao lado do seu líder e Deus irá honrá-lo. Jamais ande desprevenido e desprotegido, sem uma cobertura adequada para todos os momentos de sua vida.(tem pessoa que diz eu já estou na cobertura de Deus, se você não consegue se submeter ao seu líder nunca se submeterá a Deus)
Quando deixamos de caminhar ao lado do nosso líder, perdemos o manto de proteção. Se você não respeitar a liderança daquele que ministra sobre você, perde o manto de proteção. Sustente o seu manto e não fique correndo de um lado para o outro, saindo de debaixo da cobertura, da autoridade, procurando outras coberturas, porque você poderá ficar desnudo no meio da multidão. Deus está dizendo hoje: Se você e eu quisermos ser respeitado quando for dar cobertura aos seus liderados, temos que respeitar o líder que está nos dando cobertura. Respeite-o seja qual for a geração, pois todos eles estão debaixo da cobertura. Há um manto só que nos cobre e nós não ficaremos desprotegidos na multidão, como filhos que não têm pai e mãe, porque nós temos. Respeitaremos aquele a quem foi delegada a autoridade. Peça a Deus para ajudá-lo a respeitar seu líder, para que seus discípulos também respeitem sua liderança. Se você desprezar o manto de cobertura, será também desprezado pelos seus liderados.
Viva seu ministério debaixo de uma cobertura segura. Os que saem da cobertura vivem fugindo, mentindo para não serem encontrados. Com certeza, você conhece discípulos assim. É isso que acontece quando alguém sai da cobertura. Infelizmente, os discípulos que saem da cobertura vivem:
1. Envergonhados
Alguém que está fugindo já perdeu a cobertura e no mundo espiritual está nu, envergonhado. Apocalipse 3:18 diz: "Aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez".
Todos os que estão fugindo do seu líder estão sem cobertura espiritual e serão facilmente alvos, presas do inimigo. Correr desnudo no meio da multidão é um sinal de que não há roupa adequada para seguir o Mestre. Todos os que vivem fugindo têm contra si algum argumento e vivem envergonhados. Se você não tem argumento, não tem porque se envergonhar.
2. Lembrando a própria atitude
A atitude de quem sai da cobertura não será esquecida nem pela multidão, nem pela própria pessoa. Vamos lembrar o que aconteceu com o jovem em Marcos: “E um certo jovem o seguia, envolto em um lençol sobre o corpo nu. E lançaram-lhe a mão. Mas ele, largando o lençol, fugiu nu.” (Mc 14:51,52).
Marcos registrou o que ocorreu, embora não quisesse narrar os detalhes: a vergonha de correr pela cidade, passar entre os vizinhos, chegar em casa, bater na porta, entrar e enfrentar a família. Mas fica o recado: tenha cuidado com o que o diabo quer fazer com você, deixando-lhe numa situação complicada. Isso fala de atitudes que o deixam desnudo.
Se você algum dia falou mal do seu líder, peça perdão a Deus e a ele, e assim o diabo não terá argumento contra você. Fique livre, sem acusação alguma. Deixe o Senhor vesti-lo com vestes novas, por dentro e por fora.
A partir de hoje, tenha novas atitudes. Receba as vestes corretas para caminhar ao lado do seu líder.
Saia hoje da cobertura improvisada do seu próprio coração, de seus próprios conceitos e entendimento, e entre na cobertura original. Volte a amar e respeitar o seu líder. Se você já agia assim, aumente sua dedicação, seu amor, seu respeito, para que haja mais prosperidade, mais unção, mais vida. Peça para Deus não deixar ninguém roubar a submissão que você precisa ter ao lado do seu líder.
Decida caminhar debaixo de cobertura para saber gerenciar uma multidão de forma a ser bem cuidada por você, sabendo que Deus lhe dará novas atitudes, vestes adequadas e um caminhar de pleno êxito.
|